segunda-feira, 11 de abril de 2016

Orgulho verde-e-branco

 Marcelo é um jovem brasileiro, que vive numa localidade do interior, no estado de São Paulo. Marcelo não tinha qualquer ligação a Portugal, não tem familiares portugueses ou a residir no nosso país. E até há cerca de 3 anos, só conhecia o nome do Sporting Clube de Portugal por ser o clube que havia formado Cristiano Ronaldo - por isso seguia a página do Sporting no Facebook. Um dia, apercebeu-se dos tradicionais posts do Sporting em dias de jogo, sempre que o Sporting marca um golo. O jogo era contra o Marítimo, em Alvalade. Marcelo procurou um streaming e acompanhou o resto do jogo. Resultado final, 3-2. A partir desse momento, o miúdo interessou-se pelo clube e pelo ambiente das bancadas de Alvalade. Começou a pesquisar a história do Sporting, começou a acompanhar o dia-a-dia do clube e decidiu criar o site Sporting Brasil, respectiva página de Facebook e Twitter. O que começou por ser uma "brincadeira", tornou-se uma séria paixão para o rapaz.

A comunidade Sporting Brasil foi crescendo e foi começando a ter eco deste lado do Atlântico. E Marcelo começou a ter visibilidade junto dos adeptos leoninos, bem como junto do próprio Sporting. Até que surgiu o movimento "Queremos o Marcelo em Alvalade". E o Sporting não poderia ficar indiferente...

Passou no último fim-de-semana, na Sporting TV, a reportagem que mostra como tudo se passou (a reportagem ainda não está online). A Sporting TV foi surpreender o Marcelo a Tupã, a sua cidade Natal. Conhecer a sua história, a sua vida, como surgiu este amor incondicional pelo clube. Ficámos a saber que Marcelo é padeiro num hipermercado e que estava a juntar dinheiro para um dia conseguir ver um jogo do Sporting em Alvalade. O que Marcelo não esperava é que esse sonho se concretizasse tão cedo. Numa iniciativa inédita por parte do Sporting Clube de Portugal, Fundação Sporting e Super Bock, o miúdo viria uma semana a Portugal, ficando na Academia de Alcochete, e podendo assistir ao Sporting-Marítimo do passado sábado.

Mas mais surpresas estavam reservadas para o Marcelo. Pôde pisar o relvado, perante os milhares de adeptos presentes. Esteve na Curva Sul, junto às claques. E pôde conhecer os jogadores, treinador e presidente do Sporting. A emoção do miúdo é de deixar qualquer um com a lágrima no canto do olho. Como é que é possível alguém ter tamanho amor a um clube, sem ter qualquer ligação a Portugal...

É por isto, e muito mais, que me orgulho de ser verde-e-branco de coração. O Sporting não é só um clube. O Sporting realiza sonhos! É por coisas como esta que somos diferentes!

(Até agora, o vídeo abaixo é o único disponível online, que mostra como foi o sábado do Marcelo. A reportagem feita no Brasil ainda não está online, quando estiver publicarei.)

2 comentários:

  1. Já estão dísponiveis as duas primeiras partes :-)

    1: https://www.youtube.com/watch?v=g_zNpT0Nj_U

    2: https://www.youtube.com/watch?v=NuCSUtubHzY

    ResponderEliminar
  2. Acho que não houve ninguém que estivesse em Alvalade naquela noite que não se tivesse emocionado. Esse miúdo vive à distância, muito mais do que milhares que vivem aqui tão perto! É um verdadeiro Leão.
    Foi um momento muito bonito.

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics